De modo bastante prático Caio Polizel apresentou a primeira temporada do quadro semanal sobre gestão pessoal, seguido por Maria Isolete que apresenta a segunda temporada.
O assunto abordado pela Maria Isolete, nesse episódio, são as habilidades comportamentais denominadas Soft Skills entre as quais estão: comunicação, empatia, flexibilidade, criatividade e resiliência... Ela menciona a importância e benefícios de desenvolver essas capacidades.
É comum as pessoas elaborarem metas para o Ano Novo. Nesse episódio, Maria Isolete aborda diversos aspectos dessa atitude e incentiva o ouvinte a analisar suas decisões e metas de uma forma mais abrangente, considerando não só o Ano Novo, mas sua programação existencial como um todo, desde o nascimento até o momento em que deixará essa vida humana.
Nesse episódio, Maria Isolete faz uma breve retrospectivas de acontecimentos macroeconómicos que impactaram a vida dos brasileiros e convida o ouvinte a refletir sobre suas “Lições Aprendidas” em 2021, que podem gerar insights importantes no momento de elaborar o Planejamento Pessoal para os próximos anos.
Adotar um estilo de vida minimalista é o assunto que Maria Isolete trata nesse episódio. Tem relação com comprar racionalmente, ter uma vida simplificada, não desperdiçar tempo e nem recursos com supérfluos, desapegar daquilo que não é necessário, seja um objeto, um sentimento.
Aprendizagem contínua ao longo da vida é o tema que Maria Isolete aborda nesse episódio. Segundo esse conceito, o protagonista do aprendizado, responsável pela evolução pessoal e profissional, é a própria pessoa. No ambiente dinâmico no qual vivemos, onde muitas coisas se tornam obsoletas em poucos anos ou meses, o aprendizado constante é uma realidade irreversível.
Nesse episódio, Maria Isolete aborda um conceito bastante utilizado nas empresas e relaciona com a Autogestão Existencial. Mundo BANI significa um mundo Frágil, Ansioso, Não Linear, Incompreensível, que gera muitas oportunidades e desafios em todas as áreas da vida humana.
Um estudo sobre o comportamento dos usuários de Internet e tempo médio que ficam conectados à rede foi o pano de fundo desse episódio, no qual Maria Isolete fornece importantes dicas para otimizar a gestão do tempo.
Próximo ao término de 2021, Maria Isolete aproveita esse episódio para estabelecer uma correlação entre o verbete Conscienciosidade Financeira e o cenário econômico do país. Enfatiza a importância do planejamento financeiro, controle de despesas e adoção de comportamentos que sejam favoráveis à realização da programação existencial.
A elaboração de metas, baseadas no conceito SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal) é o tema abordado por Maria Isolete nesse episódio. Essa metodologia ajuda a definir metas de forma mais assertiva, facilitando a concretização dos objetivos pessoais ou grupais.
Maria Isolete esclarece nesse episódio como o Ciclo PDCA (planejar, executar, checar e agir para melhorar o processo), uma ferramenta muito usada na Administração, pode ser aplicada na vida pessoal para obter melhoria contínua nas diversas atividades e projetos desenvolvidos.
Neste primeiro episódio da 2ª Temporada do Quadro Momento Autogestão, Maria Isolete Nágera aborda o Futuro do Trabalho, que impacta diretamente duas importantes áreas da vida: área profissional e área financeira. Promove uma ampla reflexão sobre oportunidades e necessidades evolutivas nesse novo cenário.
Caio Polizel, no centésimo e último episódio da primeira temporada, entrevista a pesquisadora Maria Isolete que dará continuidade ao quadro Momento Autogestão, trazendo uma nova abordagem, além de apresentar um spoiler sobre o que vem pela frente.
Caio Polizel versa sobre o neoprofissional o “novo profissional” necessário à atualidade, que deve possuir competências na área tecnológica, analiticidade e potencial transformador, além de habilidades e boas percepções interpessoais.
Neste episódio Caio Polizel faz um balanço da primeira temporada do quadro Momento Autogestão, repassando alguns dos temas já abordados, e dá ênfase ao Livro Diretrizes da Autogestão Existencial.
Neste episódio Caio Polizel comenta sobre o verbete escrito pelo pesquisador Waldo Vieira intitulado “lei do maior esforço”, e apresenta a condição pessoal da máxima vontade na consecução de alguma tarefa ou empreendimento.
Caio Polizel apresenta neste episódio ideias de como manter a casa arrumada/organizada, com base no verbete intitulado “Casa arrumada” da pesquisadora Kátia Arakaki, salientando os 10 domínios de arrumação para otimizar a produtividade consciencial dos moradores.
Caio Polizel apresenta neste episódio o termo intermissão, sendo este o intervalo entre duas vidas intrafísicas consecutivas e aborda também o tema curso Intermissivo. Oferece ao longo de sua fala alguns traços a serem avaliados pelo interessado em saber se possui ou não curso intermissivo.
Neste episódio Caio Polizel discursa sobre “Simetria proexológica” e seu significado. Ressalta a coerência entre o planejado no curso intermissivo e aplicabilidade na vida intrafísica, visando o completismo existencial.
Organização do espaço físico, organização ambiental e das rotinas, o papel de uma boa organização e alguns métodos possíveis de se utilizar, com a visão da Conscienciologia, são abordados neste episódio.
Neste episódio Caio Polizel apresenta as 5 previsões sobre a vida em 2022 de acordo com a IBM. Promove indagações do tipo: 1. como será a autogestão da vida no futuro e 2. quanto as tecnologias irão impactar a autopesquisa.
Veja mais episódios de PODCAST AUTOGESTÃO no Spotify clique aqui